Visite nossas Redes Sociais
Curta e siga nossas redes para ter acesso a conteúdos exclusivos, além de manter-se sempre atualizado sobre novos artigos no site.

O fenômeno Tony Allen

Camisas de times da NBA em promoção!

Muitos dizem que Tony Allen melhorou consideravelmente essa temporada. Mas será que ele esteve mal em outros anos para melhorar assim? Ou será que ele sempre foi consistente, e agora seu papel está crescendo?

Abaixo as médias da carreira de Tony, e seu “Per 36 stats” na carreira:

Certamente, é justo dizer que, em muitas áreas (FG%, rebotes, turnovers), não houve um acréscimo significativo. No entanto, estatisticamente, Tony basicamente parece ter sido o mesmo jogador este ano em comparação aos outros.

Tony ainda possui os defeitos de sempre. Ele é um péssimo chutador, dá muito menos bloqueios do que deu na universidade e ainda tem uma relação de assistência para turnover de aproximadamente 1 para 1.

Por que, então, temos tantos fãs do Celtics que pensam que Tony virou um craque?

Acho que há uma série de razões para a crença que Tony foi melhor este ano, mesmo que ele esteja com as estatisticas que sempre teve:

1) Tony melhorou em alguns aspectos

Esta é provavelmente a mais óbvia, mas Allen diminuiu algumas de suas piores características. Apenas 33% de seus tiros este ano foram errados (por oposição aos 39% no ano passado, e de 50% e 45% nos dois anos anteriores). Com isso, melhorou seu jogo em outros lugares junto com uma melhor movimentação. Não foi necessariamente uma grande melhora, mas ele acertou alguns movimentos visíveis na direção certa.

2) Tony reduziu seus erros

Como mencionado acima, Tony está se dirigindo mais para a cesta este ano. Com isso, Allen só tem nove faltas ofensivas nesta temporada inteira, em comparação com as 19 da última. Isso mostra um crescimento real de sua parte.

Da mesma forma, Allen tem errado menos. Nesta temporada, Tony tem apenas dois turnovers em situações complicadas, definidas como os últimos cinco minutos de um jogo (ou na prorrogação), ou onde a partida está por cinco pontos de diferença. Ao mesmo tempo, Tony marcou mais em situações de crise do que no passado.

3) O jogador passou a não ser o ponto fraco do time

Todas as equipes tem seu ponto fraco, e Tony era um alvo fácil para os outros times. No passado, ele errou passes bobos, perdeu rebotes que não poderia perder e tomou tocos que só ele conseguiu tomar. E com isso, fora da quadra, ele trouxe muita atenção negativa para si mesmo.

Nesta temporada, há outros jogadores que vem jogado mal, ou que estão ao menos atuando abaixo das expectativas. Em primeiro lugar nessa lista, é claro, está Rasheed Wallace, que quase instantaneamente ganhou dos fãs o desprezo com o seu jogo preguiçoso e desempenho medíocre. Além disso, o time inteiro foi uma decepção na temporada regular, deixando muitas aberturas para as críticas. Por isso, o papel de Tony como um ‘bode expiatório’ para as outras equipes tem sido amplamente reduzido. Seja qual for os problemas com o time nesta temporada, eles não estão relacionadas à Tony Allen.

4) A forma como Tony vem jogando

Allen ganhou muitos fãs com seu estilo de jogo. Quando está equipe parecia velha e lenta, Tony parecia atlético e energético. Nas noites em que os jogadores Celtas tem arremessos medonhos, ele não tem medo de conduzir a bola.

Em conclusão, então, parece que a idéia de “Good Tony” é parcialmente baseada na realidade, e algo que vai muito além do que as estatísticas podem sugerir.

Adaptado de : www.celticsblog.com

Por: Guilherme Camillozzi

2 comentários

  • Eu sou fã do Tony e não é de hoje.
    Sempre achei que ele tem um papel fundamental na equipe e sempre falei isso.
    Porém esse papel não é ofensivo.

    Tony ofensivamente falando é um jogador afobado e pouco inteligente. Comete muitos erros bobos e da contra ataques para os adversários.

    Mas quando o assunto é defesa de perímetro e marcação homem a homem, Tony é O CARA da equipe.

    Ja cansei de ver ele anular grandes estrelas, como Kobe e recentemente o Wade.

    Avaliar o desempenho dele em quadra, vai muito além dos stats. Jogadores marcado por ele, muitas vezes ficam sufocados e acabam passando mais a bola do que o normal.
    E é aí que o Celtics se da bem, pois geralmente essa bola vai parar nas mãos de gente menos gabaritada, aumentando a chance de um insucesso do adversário.

    Portanto Tony é isso aí.
    É mais que stats
    É vigor , disposição e forte marcação dentro de quadra.
    E isso já é o suficiente pra ele ter meu respeito e fazer com que eu o ache inegociável

Comments are closed.